Exemplos de
Sol menor
13 resultados encontrados
1. Órbita
de menor tamanho percorrem órbitas elípticas ao redor do
olar, os planetas, asteróides, cometas e outros objetos de
tamanho percorrem órbitas elípticas ao redor do Sol
2. Mercúrio
Mercúrio é o planeta cuja velocidade orbital em volta do
, justamente por ser o mais próximo, é a mais elevada. Os
3. Enarmonia
ural. Não há como dizer, nem mesmo para quem tem ouvido ab
uto, se alguém esta tocando num piano, por exemplo, o Dó B
na da seguinte forma, tomando-se como exemplo a a escala de
: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#. Como ficaria então, no
seguinte forma, tomando-se como exemplo a a escala de Sol:
, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#. Como ficaria então, no caso
, Ré, Mi, Fá#. Como ficaria então, no caso da Escala de
#? Ficaria: Sol#, Lá#, Si#, Dó#, Ré#, Mi#, Fá## (na verd
#. Como ficaria então, no caso da Escala de Sol#? Ficaria:
#, Lá#, Si#, Dó#, Ré#, Mi#, Fá## (na verdade é a escala
e é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, Dó, Réb, Mib, Fá,
), porque essa escala de Sol Sustenido é uma armadura impr
Láb, Sib, Dó, Réb, Mib, Fá, Sol), porque essa escala de
Sustenido é uma armadura imprática), sendo que o Mi# e Si
i aplicado aí para determinar que o que, na verdade, é um
, derivou de uma flexão teoricamente cromática da nota Fá
-Fb-Gb-Ab-Bb: enarmônica à de Si Maior (com sua relativa,
Sustenido Menor); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó
á Sustenido Menor); F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de
Bemol Maior (com sua relativa, Mi Bemol Menor). Escalas ena
stenido Maior; F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de
Bemol Maior. Tetrádicas: Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7
aior; F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à de
Bemol Maior. Tonalidades enarmônicas numa 6143-2507: Triá
tônica nos permite formar acordes com intervalos maiores e
es. Similarmente, num instrumento de propriedades do sistema
uma nota qualquer é formada por parciais de sons maiores e
es e harmônicos. Em um instrumento inarmônico, como um tam
enarmônica à de Si Maior (com sua relativa, Sol Sustenido
); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó Sustenido Maior
à de Dó Sustenido Maior (com sua relativa, Lá Sustenido
); F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de Sol Bemol Maior (c
armônica à de Sol Bemol Maior (com sua relativa, Mi Bemol
). Escalas enarmônicas numa 6143-2507: Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F:
à de Fá Sustenido Maior (com sua relativa, Ré Sustenido
); B-C#-D#-E-F#-G#-A#: enarmônica à de Dó Bemol Maior (co
rmônica à de Dó Bemol Maior (com sua relativa, Lá Bemol
); C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#: enarmônica à de Ré Bemol Maior (
armônica à de Ré Bemol Maior (com sua relativa, Si Bemol
). Tonalidades enarmônicas numa 7052-3416: Triádicas: Cb-D
4. Cromatismo
onota enarmônica, por exemplo, um 0A (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-
-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composiç
lo, um 0A (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-
#)) no contexto de uma composição tonal. Os cromatismos s
rmônica, prolongando o desenvolvimento tonal e adiando a re
ução melódica. David Cope (1997) descreve três formas de
s do papel expressivo do cromatismo é a ópera Tristão e I
da de Wagner. A utilização cada vez mais acentuada do crom
inante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa
/maior da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral,
Temperado", Bach utilizou todas as 12 tonalidades maiores e
es, demonstrando a relação do campo tonal ao campo cromát
5. Dó sustenido menor
u da escala) Número de acidentes na sua ordem: Fá#, Dó#,
# e Ré #. C#m (Dó# menor) - relativo de E - Escala: Dó#,
Dó# menor) - relativo de E - Escala: Dó#, Ré#, Mi, Fá#,
#, Lá, *Si#, Dó# (repetição da tônica) Número de acide
da tônica) Número de acidentes na sua ordem: Fá#, Dó#,
# e Ré #. (*5ª nota ou 5º grau da escala de E que, geralm
acidentes na sua ordem: Fá#, Dó#, Sol# e Ré #. C#m (Dó#
) - relativo de E - Escala: Dó#, Ré#, Mi, Fá#, Sol#, Lá,
6. Cromatismo
nica, por exemplo, um Zê ou um Zero (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-
-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composiç
u um Zero (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-
#)) no contexto de uma composição tonal. Os cromatismos s
rmônica, prolongando o desenvolvimento tonal e adiando a re
ução melódica. David Cope (1997) descreve três formas de
s do papel expressivo do cromatismo é a ópera Tristão e I
da de Wagner. A utilização cada vez mais acentuada do crom
inante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa
/maior da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral,
mperado", Bach utilizou todas as doze tonalidades maiores e
es, demonstrando a relação do campo tonal ao campo cromát
7. Armadura
das por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de
Maior a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto
Sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de
Maior é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de
com um sustenido não garante que a tonalidade da obra seja
Maior. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma
peça. Isto é particularmente certo com relação aos tons
es. A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e F
m relação aos tons menores. A famosa Tocata e Fuga em Ré
, BWV 538 (Tocata e Fuga Dórica) de Bach, é assim chamada
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré
, não possui armadura, implicando que é em Ré Dórico. No
as notas Sis Bemóis necessárias para a tonalidade de Ré
são escritas com acidentes tantos vezes quantas forem nece
ades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Meno
enores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós
oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Mai
Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: R
s ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
es; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maior
is Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis
es; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maior
s Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós
es; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás M
aiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
iores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés
es; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores.
s Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es. 61432507s são aquelas seqüências de oito tonalidades
ades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Meno
enores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis
oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Mai
s Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis
es; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Mai
s Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás
es; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis B
iores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos
es; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maio
Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
ores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
ores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores.
s Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encontra nes
e encontra nestas duas seqüências é o Dó Maior ou o Lá
. Uma lista destas tonalidades duma 70523416 Feminina: 7Fs F
8. Armadura
das por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de
Maior a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto
Sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de
Maior é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de
peça. Isto é particularmente certo com relação aos tons
es. A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e F
m relação aos tons menores. A famosa Tocata e Fuga em Ré
, BWV 538 (Tocata e Fuga Dórica) de Bach, é assim chamada
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré
, não possui armadura, implicando que é em Ré Dórico. No
as notas Sis Bemóis necessárias para a tonalidade de Ré
são escritas com acidentes tantos vezes quantas forem nece
ades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Meno
enores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós
oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Mai
Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: R
s ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
es; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maior
is Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis
es; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maior
s Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós
es; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás M
aiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
iores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés
es; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores.
s Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tonalidades
ades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Meno
enores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis
oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Mai
s Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis
es; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Mai
s Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás
es; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis B
iores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos
es; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maio
Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
ores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
ores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores.
s Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encontra nes
e encontra nestas duas seqüências é o Dó Maior ou o Lá
. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416 feminina: 7Fs
9. Armadura
das por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de
Maior a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto
Sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de
Maior é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de
com um sustenido não garante que a tonalidade da obra seja
Maior. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma
peça. Isto é particularmente certo com relação aos tons
es. A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e F
m relação aos tons menores. A famosa Tocata e Fuga em Ré
, BWV 538 (Tocata e Fuga Dórica) de Bach, é assim chamada
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré
, não possui armadura, implicando que é em Ré Dórico. No
as notas Sis Bemóis necessárias para a tonalidade de Ré
são escritas com acidentes tantos vezes quantas forem nece
ades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Meno
enores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós
oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Mai
Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: R
s ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
es; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maior
is Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis
es; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maior
s Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós
es; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás M
aiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
iores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés
es; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores.
s Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es. 61432507s são aquelas seqüências de oito tonalidades
ades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Meno
enores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis
oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Mai
s Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis
es; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Mai
s Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás
es; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis B
iores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos
es; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maio
Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
ores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
ores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores.
s Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encontra nes
e encontra nestas duas seqüências é o Dó Maior ou o Lá
. Uma lista destas tonalidades duma 70523416 Feminina: 7Fs F
10. Armadura
das por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de
Maior a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto
Sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de
Maior é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de
peça. Isto é particularmente certo com relação aos tons
es. A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e F
m relação aos tons menores. A famosa Tocata e Fuga em Ré
, BWV 538 (Tocata e Fuga Dórica) de Bach, é assim chamada
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré
, não possui armadura, implicando que é em Ré Dórico. No
as notas Sis Bemóis necessárias para a tonalidade de Ré
são escritas com acidentes tantos vezes quantas forem nece
ades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Meno
enores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós
oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Mai
Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: R
s ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
es; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maior
is Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis
es; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maior
s Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós
es; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás M
aiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
iores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés
es; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores.
s Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tonalidades
ades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Meno
enores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis
oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Mai
s Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis
es; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Mai
s Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás
es; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis B
iores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos
es; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maio
Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
ores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
ores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás
es; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores.
s Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encontra nes
e encontra nestas duas seqüências é o Dó Maior ou o Lá
. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416 feminina: 7Fs
11. Armadura
das por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de
Maior a melonota que define o tom é o Fá Sustenido. Porta
Sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de
Maior é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de
com um sustenido não garante que a tonalidade da obra seja
Maior. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma
peça. Isto é particularmente certo com relação aos tons
es. A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e F
m relação aos tons menores. A famosa Tocata e Fuga em Ré
, BWV 538 (Tocata e Fuga Dórica) de Bach, é assim chamada
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré
, não possui armadura, implicando que é em Ré Dórico. No
melonotas Sis Bemóis necessárias para a tonalidade de Ré
são escritas com acidentes tantos vezes quantas forem nece
ades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Meno
enores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs (Sete-
ades: 7Fs (Sete-Efes): Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis
es; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs (Cinco
Lás Bemóis Menores; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou Lás
es; 5Fs (Cinco-Efes): Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Me
ores; 5Fs (Cinco-Efes): Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
es; 2Ss (Dois-Esses): Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs (Trê
Sis Bemóis Menores; 2Ss (Dois-Esses): Rés Maiores ou Sis
es; 3Fs (Três-Efes): Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4
Sis Menores; 3Fs (Três-Efes): Mis Bemóis Maiores ou Dós
es; 4Ss (Quatro-Esses): Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menor
Menores; 4Ss (Quatro-Esses): Mis Maiores ou Dós Sustenidos
es; 1Fs (Um-Efes): Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss (Seis-E
ós Sustenidos Menores; 1Fs (Um-Efes): Fás Maiores ou Rés
es; 6Ss (Seis-Esses): Fás Sustenidos Maiores ou Rés Susten
Ss (Seis-Esses): Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos
es. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tonalidades
ades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Meno
enores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs (Seis-
ades: 6Fs (Seis-Efes): Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis
es; 1Ss (Um-Esses): Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs (Quatr
u Mis Bemóis Menores; 1Ss (Um-Esses): Sóis Maiores ou Mis
es; 4Fs (Quatro-Efes): Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores;
is Menores; 4Fs (Quatro-Efes): Lás Bemóis Maiores ou Fás
es; 3Ss (Três-Esses): Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menor
Menores; 3Ss (Três-Esses): Lás Maiores ou Fás Sustenidos
es; 2Fs (Dois-Efes): Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5
idos Menores; 2Fs (Dois-Efes): Sis Bemóis Maiores ou Sóis
es; 5Ss (Cinco-Esses): Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menor
Menores; 5Ss (Cinco-Esses): Sis Maiores ou Sóis Sustenidos
es; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss (Sete-
is Sustenidos Menores; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou Lás
es; 7Ss (Sete-Esses): Dós Sustenidos Maiores ou Lás Susten
Ss (Sete-Esses): Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos
es. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encontra nes
e encontra nestas duas seqüências é o Dó Maior ou o Lá
. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416 feminina: 7Fs
12. Escala
or: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido Menor: F#-G#-A-B-C#-D-E
: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol Sustenido Menor (enarmônica): G#-A#-B
13. Escala
or: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb Fá Sustenido Menor: F#-G#-A-B-C#-D-E
: G-A-Bb-C-D-Eb-F Sol Sustenido Menor (enarmônica): G#-A#-B